Páginas

terça-feira, 26 de junho de 2012

Uma Breve História sobre o Lins Club de Santo Amaro

O  Lions Club de Santo Amaro foi fundado no dia 27 de julho de 1957, que teve como padrinho o Lions Club de Salvador

O “RUGIDOR”

Julho de 1959
“Nós Servimos”
Evolução do Leonismo
Muitos compatriotas ainda desconhecem as  organizações “Lions Clubes” e os seus objetivos.
É necessário preliminarmente fazer a síntese histórica do leonismo.
Foi fundada em 1917 a Associação Internacional de “Lions Clubes”.
Na cidade do Texas, em Dallas, se realizou a 1ª Convenção Anual, de 8 a 10 de outubro do mesmo ano, fazendo-se representar 25 clubes.
A Associação Internacional de “Lions Clubes”é uma instituição exclusivamente dedicada ao estudo e solução dos problemas e exigências da comunidade por intermédio de serviços desinteressados, reunindo na organização dos “Clubes Lions” das comunidades os cidadãos de maior envergadura nas atividades básicas, como: agricultura, comércio, indústria, transportes, assistência social, imprensa, justiça, educação e ensino, séricos de utilidade pública, finanças, turismo, rádio, difusão,direito, medicina, engenharia, odontologia, farmácia, veterinária, relações públicas, economia e contabilidade, governo, forças armadas, religião, belas artes, diversões, literatura, etc. planejando e realizando programas onde centralizam os negócios coletivos.
Os “Lions Cubes” das comunidades são organizações de trabalho que não podem de maneira alguma imiscuirem-se a qualquer partidarismo político ou a sectarismo religioso.
Os “Lions Clubes” trabalham ardorosamente e intensamente no afan do eterno crescimento da amizade entre os cidadãos, as famílias, as cidades, as nações, congregando, participando, estimulando, cooperando, propugnando, demonstrando por todos os meios o melhor congraçamento e entendimento entre os homens, para evitar rivalidades, contendas e concorrências destrutivas.
Os “Lions Clubes” tem como lema descobrir as necessidades de uma comunidade, buscando, então, a solução ideal, seja entre os sócios do clube, ou contando com a cooperação de entidades oficiais e outras instituições reconhecidas oficialmente.
Nas cidades onde são fundados “Lions Clubes”, há reuniões dos seus membros com regularidade, em datas e sessões previamente aprovadas pelas suas diretorias.
Até o momento temos conhecimento que existem 13.522 clubes organizados e funcionando com regularidade, espalhados em 85 nações e regiões geográficas de nada menos de cinco continentes, totalizando expressivamente 576.912 sócios “lions”.
É apreciável o número de atividades dos “Lions Clubes” conseguidas em cinco continentes: 177.623.
No Brasil adotamos o lema: “Façamos do Leonismo Brasileiro, na América, o Primeiro” porque o leonismo está desenvolvendo os seus objetivos de uma maneira compreensível e regular, já existem até 1958 cincoenta clubes, e aproximadamente cinco mil sócios.
Demonstramos que o leonismo não é um movimento artificial, criado numa comunidade por um grupo de homens, que querem proporcionar diversões e macomunarem-se em esforços que os beneficiem mutuamente.
 O leonismo é um sentimento natural, inato e espontâneo “como uma brisa humana com impulso divino”.
O leonismo é uma  escola de trabalho e de civismo, onde só se aprendem as lições de higiene moral.
O leonismo é altruísmo, é abnegação, é dar a comunidade o seu trabalho desinteressado e resoluto, tanto assim que o lema dos “Lions”:
“NÓS SERVIMOS”

CÓDIGO DE ÉTICA DO LEONISMO
DEMONSTRAR fé nos méritos da minha profissão, esforçando-me para conseguir honrosa reputação, mercê da excelência dos meus serviços.
LUTAR pelo êxito e pleitear toda remuneração ou lucro que equitativa e justamente mereça, recusando, porém, aqueles que possam acarretar diminuição de minha dignidade, devido a vantagem injusta ou ação duvidosa.
LEMBRAR  que para ser bem sucedido nos negócios ou empreendimentos não é necessário destruir os dos outros. Ser leal com os clientes e sincero comigo mesmo.
DECIDIR contra mim no caso de dúvida quanto ao direito ou ética de meus atos perante meu próximo.
PRATICAR a amizade como u fim e não como um meio. Sustentar que a verdadeira amizade não é o resultado de favores mutuamente prestados, dado que não requer retribuição, pois recebe benefícios com o mesmo espírito desinteressado com que os dá.
TER sempre presente meus deveres de cidadão para com minha localidade, meu Estado e meu País, sendo-lhes constantemente leal em pensamento, palavras e obras, dedicando-lhes, desinteressadamente, meu tempo, meu trabalho e meus recursos.
AJUDAR ao próximo, consolando o aflito, fortalecendo o débil e socorrendo o necessitado.
SER comedido na crítica e generoso no elogio: construir e não destruir.


  Objetivos dos “Lions Clubes”

CRIAR e incentivar o espírito de respeitosa consideração entre os povos do mundo, mediante o estudo dos problemas das relações internacionais.
INCENTIVAR o estudo e a prática dos princípios do bom governo e boa cidadania.
INTERESSAR-SE ativamente pelo bem-estar cívico, comercial, social e moral da comunidade.
MANTER os associados unidos pelos liames de amizade, do companheirismo e da compreensão mútua.
PROPORCIONAR condições favoráveis para a livre discussão de todos os assuntos de interesse público, somente excetuando os da política partidária e sectarismo religioso.
ENCORAJAR a eficiência e promover altos valores éticos no desempenho dos negócios e das profissões, uma vez que clube algum poderá portar-se de modo a atender ao benefício de seus associados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário